Retalho
Artistas Independente.
Retalho é um projeto brasileiro de música eletrônica independente que mistura downtempo, jazz e brasilidades. Atualmente, a cara do Retalho é Eduardo Camargo, produtor já indicado ao Prêmio de Música Brasileira com seu primeiro álbum “Incerteza”, e que agora se prepara para lançar seu segundo álbum, “Escape”.
O projeto Retalho começou em 2015 em Americana, Estado de São Paulo, e não é o que se espera normalmente de um projeto de música eletrônica. Com formação de banda, misturando instrumentos musicais e base eletrônica, Eduardo tocava baixo e chamou seu ex professor Jessé, para adicionar as guitarras. Para sua surpresa, o primeiro álbum foi indicado para o 28º Prêmio da Música Brasileira na categoria melhor álbum eletrônico e após um hiato de dois anos produzindo seu próximo álbum, temos o retorno do produtor, agora levando o projeto em carreira solo.
Não é fácil definir o som do Retalho. As faixas são vários recortes de riffs de guitarra, samples de bateria, teclados, efeitos, trechos de vocais e desenhadas com linhas de baixo e guitarra, sendo a inspiração do nome do projeto, que reflete o estado de espírito do artista. Eduardo prefere confundir e inovar em vez de criar música descartável. Com influências de artistas de soul, jazz e rock de outras décadas e da música eletrônica noventista, nasce um novo estilo que nem mesmo o produtor consegue ainda definir.
Enquanto o sonho de realizar parcerias com artistas como Marcos Valle, Lúcio Maia da Nação Zumbi, Tom Zé, Syd do The Internet, Flying Lotus e Paul McCartney não se concretiza, Retalho vai espalhando sinceridade, expressão artística e mistura de sons através de sua música. Inspirado na ideia de que a sua música é a expressão de muitos pensamentos que não sabe como falar ou explicar, ele se revela em forma de notas, arranjos, batidas e efeitos. E é esse tipo de entrega que podemos esperar dos seus próximos trabalhos.