Registro contou com estreia internacional no festival Mônaco Streaming Film Festival.
O músico, produtor e compositor Muca, acaba de lançar o Making-of de “Until We Meet Again”, a produção audiovisual registra o processo de criação do single lançado pelo cantor em maio deste ano, em parceria com a cantora e compositora inglesa Alice SK e com a lenda da MPB Roberto Menescal. O Making-of teve sua estreia internacional em Mônaco, no festival Mônaco Streaming Film Festival, ao lado de nomes como Erran Baron Cohen, diretor de Borat e Alex Lifeson da banda Rush. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sk-OWG1fqk8&t=6s (a partir de 05:02).
O making-of registra Muca, que voou para o Rio de Janeiro especialmente para encontrar com Menescal e gravar a canção. A filmagem exibe os músicos direto do estúdio trabalhando juntos nos processos de arranjo e gravação. O Making-of também registra Menescal contando um pouco da história da Bossa Nova e como tudo começou, compartilhando fatos incríveis entre ele e Tom Jobim. A produção também mostra que mesmo depois de sessenta anos de existência, a Bossa Nova ainda surpreende e toca o coração dos jovens de todo o mundo. Assista aqui: https://youtu.be/b01LX1-XZ5k.
Roberto Menescal é um dos mais importantes compositores da Bossa Nova, produziu canções que são verdadeiros hinos e marcas da cultura brasileira, como “O Barquinho”, “Rio”, “Ah se eu pudesse”, “Nós e o mar”, “Você”, entre outras. Apenas a faixa “O Barquinho” já foi regravada mais de 170 vezes. Já trabalhou com grandes nomes da música nacional como Maysa, Elis Regina, Dorival Caymmi e Chico Buarque. Em 2013 recebeu o Prêmio Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação, responsável pelas premiações do Grammy Latino. Assista aqui ao Making-of legendado: https://youtu.be/I7XB6Mz9Wsc.
Sobre o convite que recebeu de Muca para gravarem juntos, Menescal conta: “Quando ouvi a música e veio o convite para gravar eu disse que iria com o maior prazer, que queria ficar de olho nesse projeto”. A amizade entre Muca e Menescal começou quando Menescal fez uma turnê em Londres em 2019, Muca estava presente em um dos shows, os dois se conheceram, trocaram ideias e compartilharam o apreço pela música brasileira.
Sobre este primeiro encontro, Muca conta: “A apresentação foi uma obra prima. Depois do show, eu fui falar com o Menescal e ele foi super educado, contei que estou trabalhando aqui em Londres há muitos anos e pedi para mostrar alguma das minhas músicas, ele me passou o email dele e me deu a certeza de que iria ouvir. Depois de uns dias mandei o material e ele me respondeu dizendo que tinha adorado. Nessa época eu estava com uma viagem marcada para o Brasil, então resolvi perguntar se ele gostaria de participar de uma música minha e ele aceitou. Assim que cheguei ao Brasil peguei um vôo até o Rio de Janeiro, fui para o estúdio Mola, em Botafogo e passei umas 4-5 horas trabalhando com o Menescal na canção, ele mudou algumas coisas, uns acordes, rearranjou aqui, harmonizou ali, foi uma verdadeira aula o tempo que passei no estúdio”.
Assim que a música foi gravada no Rio, Muca e Alice SK trabalharam nos arranjos finais e gravaram o vocal em Londres, também registrado pelo Making-of. Sobre a criação da letra da música, Muca comenta: “A letra foi feita em homenagem a um outro amigo nosso, o Kevin Keating, que infelizmente nos deixou, era um músico sensacional, filho de um maestro incrível que também já faleceu, o Johnny Keating, que trabalhava com a London Symphony Orchestra. O Kevin era aficionado por bossa nova, um dos únicos estrangeiros que eu conheci que quando tocava bossa soava brasileiro, ele tinha ginga, era um escocês figuraça, mas que infelizmente nos deixou muito cedo”.
Eduardo Binato é o diretor e editor do Making-of, sobre sua experiência de dirigir esta produção, ele conta: “Gravar este making-of onde Menescal com toda a sua bagagem, troca seus conhecimentos com as gerações mais novas foi incrível, sem contar as estórias do tempo da bossa entre um acorde e outro. Eduardo Binato é diretor e produtor cinematográfico, também foi responsável pela gravação do videoclipe de “Until We Meet Again” lançado em junho. Sobre o making-of Binato complementa: “Ao meu ver, a melhor parte de fazer cinema documental é registrar momentos únicos e verdadeiros como foi com esse; Um encontro de gerações cadenciado pela sabedoria de um mestre da música, ensinando e aprendendo”.
Muca foi o responsável pelo roteiro da gravação ao lado de Eduardo Binato, a edição de som ficou por conta de Vinicius Lima, Victor Haas foi o assistente de edição, Elisa Vitale a assistente de produção e Fellippe Passos foi o colorista. As filmagens em Londres ficaram a cargo de Tom Casey, Luciano Sprovieri e Carolina Faruolo.
Em “Until We Meet Again”, Muca revisita suas raízes brasileiras ao lado da voz tocante e atmosférica de Alice SK e o toque mágico de Menescal. Essa combinação fascinante está documentada no Making-of, que também exibe com clareza o quanto a Bossa Nova, mesmo após sessenta anos de existência, continua surpreendendo e emocionando jovens mundo afora. Assista ao videoclipe aqui: https://youtu.be/UmiOF7aEhWM.
Para mais informações acesse www.mucamusic.net.